sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Bolo de Coco Tostado

Depois da Tarte de Amêndoa ter feito sucesso cá em casa e ter desaparecido num piscar de olhos, resolvi testar outra receita do mesmo livro. O que despertou o meu interesse neste bolo foi a sua preparação. Era necessário tostar o coco, até ele ficar bem amarelinho. Interessante, não?! Por isso, não resisti a experimentar!

Devo dizer que fiquei bem contente com o resultado e este bolo também não durou muito tempo! A receita original do bolo é recheada, mas eu desta vez não coloquei, porque queria um bolo para o lanche. No entanto se quiser servir o bolinho como sobremesa, acho que com recheio deve ficar melhor.

Ainda só experimentei 2 receitas, mas o livro Pure Dessert já deixou boa impressão! Regra geral, são receitas simples, que privilegiam o sabor, com poucos ingredientes (todos eles fáceis de encontrar). As receitas são todas explicadas passo a passo com bastante pormenor, apenas tenho pena, que algumas receitas não tenham fotografia (cerca de metade ...).

Bolo de Coco Tostado
Ingredientes:
1 chávena de coco ralado seco
60g de manteiga amolecida
1 chávena de açúcar
1 pitada de essência de baunilha
3 ovos temperatura ambiente
2 chávenas de farinha
½ colher de café de bicarbonato de sódio
1 colher de café de fermento
1 chávena de leite (temperatura ambiente)

Calda:
2 colheres de sopa de sumo limão
2 colheres de sopa de rum (usei whisky)
2 colheres de sopa de água
2 colheres de sopa de açúcar

Recheio:
1,5 dl Natas
2 colheres de sopa açúcar
½ chávena de Coco seco

Coco seco qb

Preparação:
Numa frigideira anti-aderente, colocar o coco e levar ao lume em lume médio (mexendo frequentemente). Quando o coco começar a ganhar cor, diminuir para lume brando (ter atenção porque o coco quente, queima facilmente). Quando este tiver uma cor dourada clara, retirar do lume. Transferir o coco para outro recipiente e deixar arrefecer completamente antes de usar.


Pré-aquecer o forno a 180º. Untar uma forma redonda com manteiga e polvilhar com farinha.

Misturar a farinha, o sal, o fermento, e o bicarbonato de sódio. Peneirar esta mistura 3 vezes, reservar. Á parte, bater os ovos, até as claras e as gemas estarem bem misturadas, reservar.

Com a batedeira (na velocidade máxima), bater a manteiga com o açúcar e a baunilha, até obter uma mistura fofa. Adicionar os ovos, á mistura da manteiga, bater durante 3 minutos. Acrescentar metade da farinha e bater apenas até envolver a mesma, adicionar metade do leite e bater apenas até o leite ser absorvido. Repetir o processo para a restante farinha e o restante leite. Adicionar o coco tostado e bater apenas até o coco ficar misturado.

Despejar a massa numa forma e levar ao forno até estar cozido (fazer o famoso teste do palito antes de retirar). Deixar arrefecer 5 minutos antes de desenformar.

Levar todos os ingredientes da calda, ao lume até ferver. Despejar por cima do bolo.

Recheio Opcional: Bater as natas e o açúcar bem firmes e posteriormente envolver o coco (não tostado). Depois de frio, cortar o bolo a meio e colocar o recheio.

Decorar com coco ralado. Levar ao frigorífico pelo menos 2 horas antes de servir.


8 comentários:

  1. O bolo está com óptimo aspecto, aposto que o coco ralado lhe dá um toque bem especial.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. És sem dúvida, muito dotada! Mesmo! Por mim, faria todas as todas receitas de bolinhos! Temos gostos muito parecidos. Adoro estes bolos secos, sem recheios e que tornam o nosso lanche delicioso! Este será a experimentar, sem dúvida! Eu adoro coco! :o)

    Beijinhos e espero que já andes mais animada (dentro do possível, é claro)! :o)

    ResponderEliminar
  3. o grande segredo desse bolo deve ser mesmo o coco tostado, o sabor deve ficar uma coisa do outro mundo.
    beijos

    ResponderEliminar
  4. Que delicia de bolo! Coco tostado nunca experimentei...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Os teus bolos são tão belos que eu espero ansiosamente por cada nova receita...desse livro, de outro, ou saídas da tua cabeça. Parabéns!

    bjs

    ResponderEliminar
  6. isso nao vale.. cada bolo que apresentas é um espectáculo... porquê é que nao sou a tua vizinha!!!!!!!!?????? o bolo está lindo, mas também tenho que dizer que o prato também é muito a meu gosto!

    ResponderEliminar
  7. gostei da receita. obrigado por dividir com a gente.
    bjs

    ResponderEliminar
  8. Huuuummm! Adoro coco e este bolo tem mesmo bom aspecto! Têm todos :)
    Quanto à notícia, ainda não tinhamos contado a ninguém...
    Beijinhos

    ResponderEliminar