sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Bolo Floresta Negra

Para além da família e do Rui, os meus amigos são frequentemente as cobaias (se preferirem um termo mais técnico “os provadores oficiais”) do Baunilha e Caramelo. Fiz este bolo para um jantar de amigos e sem dúvida que passou na difícil prova :-) ficou completamente aprovado!

Este bolo é sem dúvida um clássico e um dos mais conhecidos da doçaria alemã. Um bolo que faz os apreciadores de chocolate, salivar só de olhar, para as inúmeras lascas de chocolate que decoram o bolo.


Fiz algumas adaptações à receita, o Floresta Negra utiliza Kirsch (aguardente de cereja), que eu substitui por Whisky. Utilizei cerejas em calda, porque nesta altura do ano é complicado arranjar de outras, no entanto acho que o bolo só iria ganhar se utilizasse cerejas frescas.

Esta receita foi o resultado da adaptação de várias receitas da edição “Especial Chocolate” da revista Mulher Moderna.


Ingredientes:
4 ovos à temperatura ambiente
70g de chocolate negro em tablete (com 70% de Cacau)
2 + ½ colheres de sopa de manteiga (usei manteiga magra)
170g de açúcar
130g de farinha
1 colher de chá de fermento

Calda:
+/- 12 cerejas em calda
5 colheres de sopa whisky
1 colher de sopa de sumo de limão
100 ml de água
2 colheres de sopa de açúcar

Cobertura:
2dl de natas
3 + 1/2 colheres de sopa de açúcar

Decoração:
+/- 100g de chocolate
Cerejas qb

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180º. Untar com manteiga uma forma redonda (22 cm) e polvilhar com farinha.

Partir o chocolate em pedacinhos pequenos, levar ao lume em banho-maria com a manteiga (utilizei o microondas). Mexer até dissolver e reservar.

Bater as gemas com o açúcar, envolver o creme de chocolate e bater mais um pouco. Bater as claras em castelo e envolva-as no preparado, alternando com a farinha e o fermento previamente peneirados.

Verter o preparado para a forma e levar ao forno até estar cozido (teste do palito no centro do bolo). Se necessário cobrir o bolo com uma folha de papel de alumínio para não queimar o topo.

Desenforme o bolo e deixe-o arrefecer e corte-o em 2 camadas.

Calda:
Corte as cerejas em pequenos pedaços. Coloque num tacho, as cerejas, com a água, o açúcar, o sumo de limão e 4 colheres de sopa de whisky. Leve a lume brando, e deixe ferver durante 4 minutos. Retire e acrescente o restante whisky. Deixe arrefecer.

Cobertura:
Bater as natas até que fiquem bem firmes, adicionar o açúcar e bater mais um pouco.

Coloque uma parte do bolo sobre o prato de servir. Regue com metade da calda, e distribua as cerejas uniformemente. Por cima coloque uma camada de natas e de seguida a outra camada de bolo. Regue com a restante calda e cubra o bolo com as restantes natas.

Decore o bolo com lascas de chocolate e com cerejas. Coloque no frigorífico até servir.


19 comentários:

  1. Uauuuuuuuu
    Que bolo lindo!!Eu querooooo!!rs
    Bjim

    ResponderEliminar
  2. Não me importava nada de ser cobaia =P

    O bolo está cá com um aspecto... nhamy!

    Beijos*

    ResponderEliminar
  3. este bolo é um dos meus preferidos, o seu esta lindissimo ! bjinhs

    ResponderEliminar
  4. È verdade sim, o Floresta Negra habita o imaginário dos chocodependentes como eu.

    :-)

    ResponderEliminar
  5. Que lindo... e tenho saudades de fazer bolinhos assim...o meu forno não colabora :(

    beijinhos =)

    ResponderEliminar
  6. Simplesmente é um dos meus favoritos e este seu está com uma cara de maravilhoso...yumy!!!que vontade...

    ResponderEliminar
  7. Ficou fantástico! Vc é muito talentosa e caprichosa.
    Parabéns!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  8. Andréia querida, eu me candidataria sem pestanejar a ser sua cobaia... que delícia, minha amiga, este bolinho!! E sempre caprichadíssimo, como tudo o que você faz...
    Beijo grande.. =D

    ResponderEliminar
  9. Está lindo seu bolo :).. Eu bem queria ter jeito prós bolos, mas não me calham :)..
    bjinhus

    ResponderEliminar
  10. eu gosto bastante desse bolinho e aqui há muito á venda. também já fiz, mas antes do meu blog. ;-) parabéns e eu também gostava de ser da cobaia. beijocas

    ResponderEliminar
  11. Pra quem é chegado a um chocolate, esse bolo dá um bom serão na sua cozinha!!! Até eu, que não sou chocólatra, participaria dessa tentação.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  12. Delicioso, esta combinação - cereja com chocolate é imbatível, me lembrou o meu bombom preferido, recheado com cereja ao licor.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  13. Sou assidua visitante do vosso blog de que gosto muito por sinal. Gostaria tambem de informar que estive ausente durante algum tempo mas que voltei as postagens.Agradeço a vossa visita.
    Docestemperos

    ResponderEliminar
  14. Andreia querida,
    Pq não inscreve seu maravilhoso bolo no desafio de Natal do blog Delishville da Leila.
    Seu bolo Floresta Negra merece!!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Adorei !!!
    O bolo está simplesmente ... lindo!!!
    Imagino de sabor ...

    Esta é uma receita que eu quero experimentar.

    Beijinhos...

    ResponderEliminar
  16. adorava arranjar coragem para fazer este bolo.um abraço

    ResponderEliminar
  17. Olá, andava à procura de um bolo de chocolate, para aniversário e este pareceu-me maravilhoso, mas nem todos gostem de cerejas... acha que posso substituir por nozes e fazer uma calda diferente? obrigada.

    ResponderEliminar
  18. Olá,
    Sim esta receita pode ser adaptada, pode subtituir as cerejas por morangos ou framboesas e por igualmente subtituir a calda por outra a seu gosto.
    Posteriormente a fazer esta receita, coloquei aqui no Baunilha outra receita de bolo floresta negra :
    http://baunilha-caramelo.blogspot.pt/2012/06/bolo-floresta-negra.html
    Espero que goste.
    Beijinhos
    Andreia

    ResponderEliminar